segunda-feira, janeiro 16

A recomendação de quem já visitou a Calipole

texto de http://actosirreflectidos.blogspot.com

Roteiro Recomendado - Vila Viçosa
No passado fim de semana alongado, lá fui eu à descoberta de algo que não via há muitos e muitos anos.A zona de Vila Viçosa, a qual é recheada de monumentos, marcos e lugares históricos ímpares na História de Portugal.
É o caso do Palácio Ducal de Vila Viçosa que encerra dentro de si, em conjunto com o da Pena e o de Queluz, o legado histórico dos Duques de Bragança, sendo a forma viva como antes se vivia naquelas imensas salas.Salas estas decoradas com todo o tipo de objectos de arte, móveis de fino recorte, louças, artefactos ou utensílios, para além de valiosas coleções de quadros de vários pintores famosos, esculturas e tapeçarias.Anote-se na obra de arte que o rei D. Carlos I deixou em matéria de paisagens pintadas.De registar que em diversos anexos ao Palácio estão 73 coches, berlindas e vários meios de transporte da realeza e do clero do tempo da disnatia de Bragança, incluindo a carruagem que transportava D. Carlos I aquando do regicídio com dois buracos de balas.Ao lado em frente do palácio podemos vistar o Panteão dos Duques e o Panteão das Duquesas, separadas depois da morte, pois então, tal como em vida tinham quartos separados.Além do Palácio, há a referir com especial destaque a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, Padroeira de Portugal, imagem esta que foi coroada pela Raínha D. Luísa de Gusmão e desde então, nunca mais raínha alguma usou coroa.
O alojamento é meio complicado em Vila Viçosa, porque com excepção da excelente Pousada D. João IV, não vi mais que possa atrair alguém. Existem sempre alternativas muito perto, como sejam Estremoz e Elvas.
Todavia, os recheios históricos da região não se esgotam no Palácio ou nos Duques de Bragança, dado que foi ali muito perto que se deu a Batalha de Montes Claros e nos livrámos dos espanhóis, até hoje.
Atractivos não faltam, icluíndo o conjunto de fortificações das Linhas de Elvas e, em especial, o castelo de Évora-Monte onde se deu a Convenção do mesmo nome que pôs termo à luta entre liberais e miguelistas.
Por fim, há que referir o simbolismo literário espelhado no facto de ser a terra de nascimento de Florbela Espanca, estranhando-se que a autarquia local tenha ao abandono a casa onde ela viveu e certamente muito escreveu.

Sem comentários: